sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

BANDA LIRA PALMENSE




BANDA LIRA PALMENSE

Ao contrario do que dizem a Banda LIRA PALMENSE não e continuação de nenhuma banda já existente em Coreaú,porque a banda que nos antecede na qual tocavam o Sr.Chico Irineu , Cordeiro ,Zé Canarinho Amadeu, Lustosa dentre outros não era uma banda Municipal, era uma banda particular onde seus componentes detinham a posse de seus instrumentos.

Alguns deles muitas vezes doados por amigos, como o Sr. GERARDO CAMILO que muitas vezes Presenteou ao Sr.Chico Irineu e ao Cordeiro pistons novinhos, digo com certeza pois a informação me foi passada por meu amigo ainda em vida ,(que DEUS o tenha ) RAIMUNDO RODRIGUES o nosso querido e estimado Cordeiro.

Nossa banda e sim a continuação, de uma Tradição de nosso município nunca ter ficado sem uma boa banda de Musica desde a sua criação,

Nossa Banda de hoje que foi batizada no dia 19 de Dezembro de 1992 na administração do Sr FRANCISCO ANTÓNIO DE MENEZES CRISTINO o ( Chico António) por BANDA MUNICIPAL LIRA PALMENSE na verdade foi Criada na administração do Prefeito Sr..FRANCISCO VILAR FONTENELE no ano de 1986.

Ainda no mesmo ano foi contratado como maestro o Sgt. Aposentado da policia Militar do ceara Sr. MACIEL ficando no cargo apenas alguns meses lembro de alguns alunos dessa 1º remessa que seriam eles :Adriano do antonio gregório ,Chiquinho abreu, Jose Rodrigues (in-memoria), Idelmom ,Antonio jose ,etc........

Saindo o Sgt Maciel ficamos poucos meses sem maestro ate que assume a banda municipal o Sr.João Benício (in-memoria )quem realmente formou a banda de musica.

Com a seguinte formação:Castanhola ,Evanaldo,Francicley ,Zé Rodrigues(in-memoria)) ,Sávio ,Ze tapete ,Pedro Gilson ,Baia da Benicia ,Hibernon, Tarcizio Bocão ,Hildenê ,Bene , Manchão ,Baia Raposa ,Maninho do cicero Lucio ,Marquinhos e o Cebola (gerardo da Marlene),

Nossa 1º apresentação se deu em um dia de domingo depois da missa das 09:00hrs em frente a Igreja Matriz ,nossas musicas tocadas foram,Capitão Caçula “Dobrado” Valsa da Despedida “Valsa “ e Sobre as Ondas também “valsa

Já doente em uma festa do distrito Ubauna seu joão Benicio nos deixa sozinhos e vai para casa onde se prosta e morre. Alguns meses depois .

Mais uma vez a banda fica sem maestro ate final de 1988 quando assume a banda o Sr.Sebastião Sabóia.Com um repertorio variado que ia do maxixe a bossa nova ao Dobrado,da MPB a Valsa do Samba ao Xote por seu repertorio vasto e variado onde misturava a tradição com o atual , ficamos conhecida como a FURIOSA sendo considerada com uma das boas bandas do CEARA.

Com a morte do Maestro Sebastião Sabóia em setembro de 2004 mais uma vez a banda passa um longo período sem maestro,em 2008 chega em coreau para assumir a banda LIRA PALMENSE o maestro da Banda do Corpo de Bombeiros do ceara , o Cap.Bombeiro Maestro Walter ficando conosco apenas alguns meses.

No dia 29 de junho de 2009 assume a Banda o atual Maestro Sr.Themistocles Stanton

Benedito Gilson Ramos “Manchão

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog manchão
    ótima matéria que lembra nossa
    querida e eterna banda lira palmense
    bela iniciativa
    grande abraço!!!

    Chiquinho Neto.

    ResponderExcluir