sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Vicente Chico -leruá


  Esta identidade e uma Homenagem de meu amigo 
DAVI  PORTELA  ao grande mestre 
                                              
                                            


                              
                              E TORA-TORA ,VAMOS TORAR,
                              É CENTE CHICO ,QUEM VAI CANTAR
                              TU BATE AQUI ,EU BATO LA
                              PRESTE ATENÇÃO ,PRA NAUM ERRAR
                              QUE A ABRINCADEIRA VAI COMEÇAR
                   
Lembro-me  de que eu ficava boquiaberto com tamanha destreza, tanto com os versos e com as rimas
      Como também com a leveza  de movimentos cadenciados quase que Milimetricamente com que Vicente Chico condizia aquela roda de LERUÁ .
( Pintão ), era assim que gostava de ser chamado por aqueles que o admiravam.
Quando começava a tomar as suas “pôdes” era assim que pedia uma cachaça bota uma pode pra mim,e  já chegava cantando. “ o pintão  chegou , sou bonito e carinhoso ” 
Ainda tentando manter viva o nosso costume , as nossas tradições todas as sextas feiras santa o povo se reuni e vai para o serrote buscar o pau do judas, e em seus descanços 
Eles brincam de LERUÀ maneira o pau.
Já não e a mesma coisa sem o mestre,mas não deixa de ser interessante




    Benedito Gilson Ramos   “ Manchão ”                       

Um comentário:

  1. Olá! O leruá é realmente uma manifestação popular belíssima, onde poucos sabem sua origem ou formação. Em conversa com meu Bisavô aprendi um pouco sobre essa dança ou brincadeira, como faço para saber mais sobre o leruá através das histórias de Sr. Vicente Chico?

    ResponderExcluir