quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ORIGEM DA MUSICA NO MUNICÍPIO DE COREAÚ


ORIGEM DA MUSICA EM NOSSO MUNICIPÍO

 Ao assumir a paróquia da Palma Em 1922, o Pe. Luiz Firmino resolve formar uma Banda de Música no município, Com recursos próprios e com a ajuda dos Fiéis que contribuíam através de esmolas ,Surge então a primeira banda de musica no município da palma ,de propriedade da igreja.a banda tinha a seguinte formação:
José machado (maestro), Chico Camilo (clarinete), Vicente  Gomes (clarinete), Raimundo Víctor  (clarinete), Joaquim Gomes (trompete), Zeca Araújo (trompete), Aquiles Fontenele (trompete), Abdias Gomes da Silva (trombone), Irineu  Montezuma  (trombone), Raimundo Jorge Albuquerque (trompa), Novo Camilo (trompa), João Batista Gomes (saxofone), Francisco Farias (saxofone), Firmino Moura (tuba), Raimundo Rosa (Tuba), Chico Machado ( bombardino) e Antônio Boéiro (bumbo).

No inicio dos anos 30 o Sr. Francisco Gomes Camilo (Chico Camilo)  adquire através de compra ,os instrumentos da paroquia , e incorpora  novos membros ao grupo já existente dando continuidade as atividades musicais do município .  E assim o povo de Coreaú continua ouvindo suas  belas melodias agora  sobre a batuta do Mestre André e seus músicos assim descriminados: Chico Irineu, Cordeiro, Zé Canarinho, João Bezerra, Antônio Nicolau, expedito Boeiro, Irineu Montezuma, Benedito Muçu, Vicente Boeiro, Raimundo Rosa, José André, Amadeu Vitor, Carleon Boeiro e Chico André.
  Em 1937 o então vigário Pe. Antônio Ivan de Carvalho funda uma outra banda e a batiza com o nome de  “Euterpe sertaneja”. Com todos os instrumentos comprados pelo o fundador. E mais uma vez o município ganhava uma outra banda pertencente à igreja com a finalidade de animar as festas das capelas filiais a Matriz. Passando então a cidade a ter duas bandas de musicas que manteriam uma acirrada disputa entre si.

Em Janeiro de 1943 com a saída do pároco, a banda do Pe. Ivan, como era conhecida a Euterpe Sertaneja, começou a se desmanchar. E  grande parte de seus músicos se transferem para a Banda do Sr.Chico Camilo.que alguns anos depois vende a banda para a prefeitura, passando assim a ser uma banda municipal.

 Neste período assume então a banda o Sr.Chico Irineu que na época era um dos músicos mais afamados  e que da continuidade a banda animando os festejos, quermesses, leilões, aniversários da cidade e das cidades circunvizinhas. A banda da Palma como era conhecida na época, e que por seu repertório eclético agradava a todos por onde passava. tocando seus dobrados ,suas valsas, xotes, maxixes sambas e etc..adequerindo respeito e admiração nos lugares por onde passavam.

Em novembro de 1971 segundo os registro do livro de Atas das Sessões da Câmara Municipal de Coreaú (período de 27/02/1967 a 14/04/1975, ás fls.83v e 84) o então vereador  (in-memorian) Raimundo Euzébio de  Albuquerque que no uso de sua palavra nesta sessão, solicita ao Sr. Presidente da câmara que o mesmo transmita ao Sr. prefeito Francisco Vilar Fontenele a solicitação de uma reforma na Banda de Música ,tais como: a aquisição de novos instrumentos e fardamentos para melhorar o aspecto musical e visual da banda de musica ,em suas apresentações, uma vez que se aproximavam futuras inaugurações na cidade e nas cidades vizinhas.


Sem salários fixos os músicos desta banda dependiam dos contratos que faziam para tocar em festejos locais ou em outros municípios ou da colaboração de pessoas que admiravam a banda, como o Dr. GERARDO CAMILO que por muitas vezes, presenteou a Banda com instrumentos e partituras. 

 alguns dos instrumentos muitas vezes eram doados por amigos, entre eles o Senhor Gerardo Camilo, que algumas vezes levou para a reforma os instrumentos velhos ,chegando ate a presentear ao Senhor Chico Irineu ao Cordeiro,e ao Zé canarinho com instrumentos novos ,Digo com certeza, pois vi e ouvi informações repassadas a mim, por meu amigo ainda em vida ( que Deus o tenha)  Raimundo Rodrigues , o nosso querido e estimado cordeiro.

   No ano 1986 em seu segundo mandato de prefeito o Sr. Francisco Vilar Fontenele, adquire novos instrumentos e contrata como maestro o Sargento reformado da Policia Militar do Ceará Sr. MACIEL para criar uma nova  banda. O novo maestro da inicio então as aulas de musica a uma turma de jovens músicos.O Sargento Maciel permanece conosco por apenas entre 2 a 3 meses, e assim permanecemos sem maestro, até a contratação do Sr. João Benício que assume o cargo de maestro dando continuidade ao processo de criação da banda, com à seguinte formação: Castanhola, Evanaldo, Francicley ,Aguiar Filho, Zé Rodrigues (in-memorian), Sávio, Zé tapete, Pedro Gilson, Baia da Benícia, Hibernon, Tarcisio Bocão, Hildenê, Bene, Manchão, Baia Raposa ,Aurismar (in-memorian) Maninho do Cícero Lucio, Marquinhos e Cebola (Gerardo da Marlene)
Com essa formação a banda fez sua primeira apresentação em uma tocata em frente a igreja matriz de coreaú, numa manhã de domingo após a missa das nove. Na ocasião a banda executa suas três primeiras peças musicais, que foram : um Dobrado chamado Capitão caçula, A valsa da despedida e a valsa Sobre as ondas.
( Antes desta estréia oficial , a banda fez uma divertida apresentação no aniversario do professor Aguiar.)

Dois anos depois ,por motivo de doença o então maestro João Benicio nos deixa sozinhos no meio dos festejos do distrito de  Úbauna , pedindo aos mesmos que se revezassem à frente da banda ,e não retorna mais, prostando-se ate a morte
Com a sua morte meses depois de seu afastamento, mais uma vez a banda fica sem maestro.
 No fim dos anos 80 e começo dos anos 90 (mais precisamente em novembro de 89) assume a banda o Musico/Maestro Sebastião Sabóia. Que Com um repertorio variado que ia do maxixe a bossa nova , misturando a tradição com o atual, a banda ganha o apelido de a FURIOSA sendo considerada uma das boas bandas do Estado Ceará.
Em dezembro de 1992 já na  administração  do então prefeito CHICO ANTONIO o Historiador Leonardo Pildas sugere uma nova denominação para a Banda Municipal ,dentre os nomes sugeridos, foi eleito por unanimidade a denominação de: “ BANDA LIRA PALMENSE”
O maestro Sebastião desenvolve seus trabalhos musicais a frente da banda até o ano de 2004, quando em plena festa da padroeira se suicida (o mesmo foi encontrado morto dentro de sua própria residência) ficando mais uma vez a banda sem maestro,em plena festa de setembro.
 Após três anos do seu falecimento é contratado para assumir a banda de nosso município o jovem maestro da Banda de Música do corpo de Bombeiros do Estado do Ceara CAP.WALTER ,que permanece a frente da banda por apenas dois meses.

No ano de 2009 o então prefeito Carlos Roner de Albuquerque, percebendo a carência musical da banda contrata o jovem maestro Themístocles Stanton Maestro da banda de Música de Aracoiaba ,que assume a banda e ministra seu 1° ensaio no dia 29 do 06 de 2009 desenvolvendo até os dias de hoje um trabalho de renovação no repertório e nas apresentações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário