quinta-feira, 25 de outubro de 2012

FEITO NAS CÔXAS

                             FEITO NAS CÔXAS


       Como todos nós sabemos, naqueles tempos de escravidão,os brancos sempre preguiçosos, alguns ate os dias de hoje, usavam os negros para fazerem tudo.
       Fazendo com que os mesmos desenvolvessem técnicas, e criassem ferramentas que lhes facilitasem o trabalho árduo de suas tarefas diárias.
         Em algumas fazendas os negros tinham a incubência de fabricarem suas proprias telhas,um trabalho árduo e rustico que tinham que desenvolver, já que os mesmos não dispunham da fôrma que davam  forma as telha,porem os negros bastantes inteligentes criaram suas proprias fôrmas,ou seja usavam suas proprias côxas como Fôrma para moldar o barro . dando assim ,forma as telhas, não precisa nem prestarmos muita atenção para vêr-mos de imediato as diferenças entre as telhas fabricadas naqueles tempos, para as telhas fabricadas hoje. Por serem disformes e rústicas,são facilmente identificadas.
Surgindo na época, o tão famoso bordão que e dito ate os dias de hoje, quando se refere a coisas mal feitas ,ou a pessoas de aparencia não muito agradavel , logo dizemos  " ISTO PARECE QUE FOI FEITO FOI NAS CÔXAS "
     Embora muitos teimem em levar para o lado permicivo foi assim que surgiu a tão famosa expressão.
                                                           
                                                                          Benedito Gilson Ramos "Manchão"

Um comentário:

  1. parabens:lindo o trabalho de divgação da nossa terra tão sofrida,mais com um povo querreiro que faz a difereça no grande sertão.

    ResponderExcluir